Tempo
|

Justin Welby nomeado Arcebispo de Cantuária

09 nov, 2012

Anúncio foi oficializado hoje. Welby, casado e pai de cinco filhos, tomará posse em Março e sucede a Rowan Williams.

Justin Welby nomeado Arcebispo de Cantuária
A nomeação de Justin Welby, o bispo anglicano de Durham, para suceder ao Arcebispo de Cantuária, Rowan Williams, foi hoje oficializada, tal como a Renascença tinha avançado, ontem.

O gabinete do primeiro-ministro britãnico, David Cameron, indicou, esta manhã, que a Rainha já fez a nomeação.

O próximo líder da Igreja Anglicana é casado e pai de cinco filhos. Fez carreira na indústria petrolífera, antes de seguir a via religiosa, e apenas é bispo há cerca de um ano.

Welby pertence à facção evangélica da Igreja de Inglaterra e é considerado mais conservador que o actual detentor do cargo. Tem tomado posições fortes contra o “casamento” entre homossexuais, mas é a favor da ordenação de mulheres para o episcopado anglicano.

Justin Welby será empossado numa cerimónia marcada para 21 de Março do próximo ano, na Catedral de Canterbury.

Rowan Williams abandona o cargo no final do ano para se dedicar à vida académica, deixando a sé vacante durante pouco mais de um mês.

Na conferência de imprensa que se seguiu à nomeação, o actual Arcebispo de Cantuária e o seu sucessor elogiaram-se mutuamente. Rowan Williams disse que Welby é um homem de “grandes capacidades e uma pessoa de graça, paciência, sabedoria e humor. Trará a este cargo tanto uma rica experiência pastoral como um sentido claro de prioridades nacionais, para a Igreja e para o Mundo.”

Já Welby considera que um dos grandes desafios que tem pela frente é suceder a alguém "que será reconhecido como um dos maiores Arcebispos de Cantuária”.

Da Igreja Católica também vieram saudações para o nomeado. O Arcebispo de Westminster, Vincent Nichols, mostrou-se ansioso para colaborar com o novo responsável dos anglicanos: "Sei que o Arcebispo Welby trará muitos dons pessoais para a experiência neste novo cargo. Enquanto futuro primaz da Igreja de Inglaterra, tenho a certeza de que o seu ministério, à imagem do seu predecessor o Arcebispo Rowan Williams, dará a este país um importante testemunho cristão ao longo dos próximos anos".