Tempo
|

Pastoral juvenil em Fátima analisa Fé e Nova Evangelização

19 out, 2012 • Paula Costa Dias

Sociólogo Alfredo Teixeira apresentará o resultado de um inquérito sobre a pastoral juvenil nas diferentes dioceses.   

Mais de 250 animadores reúnem-se este de fim-de-semana em Fátima para ajudar os jovens a aprofundar a sua fé. As Primeiras Jornadas nacionais da pastoral juvenil têm como tema “Fé e Nova Evangelização: Ide e fazei discípulos”.

Aprofundar e traçar novos caminhos para chegar aos jovens – este é um dos objectivos principais destas primeiras jornadas de formação. Para o padre Eduardo Novo, director do departamento nacional da pastoral juvenil, não é difícil chegar aos jovens, a forma como se chega é que é determinante.

Daí a necessidade de se aprofundar a Fé, explica: “Ajudarmos cada um a descobrir a importância e o seu papel na construção da sociedade e da Igreja. Cada um é importante e urge, desta forma, ter uma fé esclarecida e esclarecedora. Renovada. Neste incontido fascínio em que tudo permaneça e ao mesmo tempo abra a Igreja a um outro tempo, que é o tempo da relação e da beleza”.

Nesse sentido, o sociólogo Alfredo Teixeira apresentará o resultado de um inquérito feito aos membros dos secretariados da pastoral sobre a realidade de cada diocese e as lógicas de acção pastoral e cultural juvenis. Outro convidado destas jornadas será o padre salesiano e especialista em pastoral juvenil Ricardo Tonnelli que trará novos pontos para ajudar a formar os jovens e acolher os desafios actuais.