"As famílias têm sido heróicas nesta crise"
19 out, 2012 • Ângela Roque
Começa esta sexta-feira a vigésima quarta Jornada Nacional da Pastoral Familiar, que vai decorrer em Fátima até domingo.
A Família continua a ser o porto de abrigo para muitos portugueses em dificuldade, mas precisa de ser mais ajudada, mesmo por parte da Igreja.
A ideia marca o início dos trabalhos da XXIV Jornada Nacional da Pastoral Familiar, que decorre em Fátima, entre esta sexta-feira e domingo
Luís Reis Lopes, um dos novos responsáveis pelo Departamento Nacional da Pastoral Familiar, sublinha o esforço heróico de muitas famílias para enfrentar a crise, sublinhando a certeza de que a Igreja tem, neste plano, um papel fundamental: “A Igreja, ao longo de todos os tempos, soube encontrar grandes respostas para grandes crises. E nós também confiamos nisso: que a Igreja tem um baú de sabedoria e experiência que pode ser extremamente útil para as famílias para enfrentarem esta crise.”
“As famílias têm sido heróicas, têm-se ajudado imenso, temos tido esse testemunho e essa vivência de como, em família, tem havido ajudas extraordinárias. Creio que isso é importante realçar, agradecer às famílias o contributo que têm para que de facto esta crise não seja muito pior do que está a ser”, enfatiza.
Luís Reis Lopes espera ajudar a Igreja a renovar a sua aposta nesta área que, no plano político, continua a ser atacada e esquecida: “É muito importante olharmos com outros olhos para a família, que tem sido muito atacada mas também muito esquecida. Creio que, de facto, não percebemos que mudou muita coisa culturalmente na nossa sociedade.”
A preparação para o casamento é um assunto urgente: “Casar, hoje em dia, não é uma obrigação, é uma opção e essa opção requer muita preparação e essa preparação não tem sido facilitada. Acho que esta sociedade não é amiga da família e achámos que estava na hora de responder e ajudar a Igreja e os bispos a olhar com outros olhos para a família e ajudar a família, nestes tempos difíceis que atravessamos, a ter outra esperança e outro horizonte.”
A "Família em Festa no Dia do Senhor" é o tema da XXIV Jornada Nacional da Pastoral Familiar. Os novos responsáveis do Departamento sublinham que eventuais dificuldades financeiras não serão obstáculo à inscrição.