Tempo
|

Patriarca elogia sentido de missão de nova reitora da Católica

18 out, 2012 • Aura Miguel

Maria da Glória Garcia comprometeu-se a cumprir a sua função com espírito de serviço e o secretário de Estado do Ensino Superior elogiou a Universidade Católica Portuguesa.  

Patriarca elogia sentido de missão de nova reitora da Católica
Maria da Glória Garcia foi hoje empossada como reitora da Universidade Católica Portuguesa. Trata-se da primeira mulher a assumir o cargo e fá-lo com elevado sentido de missão, conforme confidenciou o Patriarca D. José Policarpo, o magno-chanceler da Universidade, durante a cerimónia.

“Quando chamei a professora Maria da Glória para lhe pôr a hipótese ela, com a sua simpatia do costume, temos uma amizade de muitos anos, pôs-se a falar de outros assuntos. Falou, falou, falou e eu deixei-a falar. Até que eu disse que tinha uma coisa para lhe pedir, que fosse reitora. E ela começou a chorar”, afirmou o Patriarca.

“Fiquei um bocadinho atrapalhado, digo-vos com franqueza. Disse que não tinha de me responder já, que pensasse no assunto. Mas ela disse uma coisa muito bonita: ‘se é você que me pede não preciso de pensar, isso é uma missão’”.

Dirigindo-se directamente à nova reitora, o Patriarca concluiu: “Maria da Glória, a sua competência todos conhecem. O sentido de missão é também um Dom de Deus, demos graças por ele, porque é um sinal de esperança neste momento”.

Maria da Glória Garcia, da sua parte, comprometeu-se a desempenhar o cargo com espírito de serviço: “Entendo que o chamamento de uma mulher à reitoria da Universidade Católica Portuguesa se insere na mesma linha de interpretação dos sinais dispersos no mosaico do tempo, responsabilizando de modo especial quem escolhe e de modo por ventura ainda mais especial quem é escolhido. Assumo a responsabilidade com espírito de serviço, na liberdade com que aceitei exercer o cargo.”

Também o secretário de Estado do Ensino Superior, João Queiró, sublinhou a marca de rigor, exigência e seriedade da Universidade Católica, certo de que estas qualidades serão reforçadas agora com a nova reitora.