Tempo
|

Vaticano

Beatificação de João Paulo I e Paulo VI avança

16 out, 2012 • Aura Miguel

Processos estão a decorrer separadamente mas estão bastante avançados. Paulo VI poderá mesmo ser beatificado ainda durante Ano da Fé.

O Papa João Paulo I e o Papa Paulo VI poderão vir a ser beatificados brevemente. Os respectivos processos de beatificação que decorrem separadamente estão bastante avançados.

Esta quarta-feira, 17 de Outubro, data do 100º aniversário de João Paulo I, será entregue na Congregação para a Causa dos Santos o documento que dá início ao processo da sua beatificação – processo que recolhe 167 testemunhos sobre a santidade do “Papa do sorriso”, cujo pontificado durou apenas 33 dias e onde se conclui que a sua morte ocorreu por doença e não por envenenamento.

Quanto ao Papa Paulo VI, cujo pontificado durou 15 anos, o seu processo está mais avançado e espera-se que no próximo Consistório, de 11 de Dezembro, convocado por Bento XVI, os Cardeais aprovem a sua “heroicidade de virtudes “ a reconheçam a cura inexplicável de um bebé ainda na barriga da mãe.

A confirmar-se esta aprovação pelos Cardeais, Paulo VI poderá vir anda a ser beatificado durante o Ano da Fé que termina em Novembro do próximo ano.