Anglicanos procuram “boi com pele de rinoceronte”

26 set, 2012 • Filipe d’Avillez

A comunhão anglicana tem-se visto a braços, nas últimas décadas, com graves divisões entre liberais e conservadores, à volta de temas fracturantes.  

Anglicanos procuram “boi com pele de rinoceronte”
Sínodo geral anglicano

A comissão responsável pelas mais altas nomeações na Igreja de Inglaterra está reunida, desde manhã cedo, com o objectivo de encontrar um sucessor para o Arcebispo de Cantuária.

A comissão, composta por representantes do episcopado, dos sacerdotes, dos leigos e, ainda, do Governo, tem três dias para definir dois nomes para ocupar o cargo que Rowan Williams deixará vago a 31 de Dezembro.

O Arcebispo de Cantuária tem como função o cuidado da sua diocese, o Governo da Igreja de Inglaterra e a tarefa de tentar manter a unidade da Comunhão Anglicana, a terceira maior comunidade cristã do mundo, a seguir à Igreja Católica e à comunhão ortodoxa bizantina.

Rowan Williams, 62 anos, decidiu apresentar a demissão este ano, para se dedicar à vida académica. Em entrevistas, tem dito que considera que o ideal seria dividir as funções do Arcebispo de Cantuária, já que o trabalho que se lhe exige é praticamente impossível para um homem só. Segundo o arcebispo, o seu sucessor deverá ter “a constituição de um boi e a pele de um rinoceronte”.

A comunhão anglicana tem-se visto a braços, nas últimas décadas, com graves divisões entre liberais e conservadores, à volta de temas fracturantes como a homossexualidade e a importância da tradição e das escrituras.

As casas de apostas no Reino Unido estão atentas aos potenciais sucessores a Rowan Williams. Um dos nomes mais badalados é o arcebispo de York, o ugandês John Sentamu. Segundo na hierarquia daquela igreja, Sentamu tem sido um braço direito para Williams e tem reputação de dizer o que pensa, algo que, segundo algumas fontes ouvidas pela Renascença, pode mesmo dificultar a sua nomeação.

Outras possibilidades incluem o actual bispo de Londres, Richard Chartres, o bispo de Liverpool, James Jones e o bispo de Norwich, Graham James.