Átrio do Gentios em Braga e Guimarães para discutir o valor da Vida
18 set, 2012 • Isabel Pacheco
Assunção Cristas, Olga Roriz e valter hugo mãe são algumas das figuras convidadas para participar neste evento que visa encetar um diálogo com a sociedade.
Guimarães e Braga recebem a 16 e 17 de Novembro o Encontro do Átrio Dos Gentios, um projecto do Vaticano que visa encetar o diálogo com a sociedade moderna, principalmente com os não crentes.
O evento português é organizado pela Arquidiocese de Braga que, em ano de capitais europeias da Cultura e da Juventude, traz ao Minho personalidades das áreas da ciência, da arte, da política e da religião para um dialogo sobre o Valor da Vida.
São dois dias de reflexão e que pretendem ser, explica o arcebispo primaz de Braga, Dom Jorge Ortiga, um contributo ao diálogo entre a sociedade e a Igreja na procura de soluções e modelos de defesa da vida em todas as suas exigências. “Este tema deve congregar pessoas de diversas sensibilidades, religiosas, culturais, artísticas e políticas. É necessário que os participantes se sintam convidados e motivados para isto, porque é no diálogo que somos capazes de fazer convergir o nosso pensamento para encontrarmos soluções, para que o valor da vida tenha um valor igual para todos, coisa fundamental nos tempos que correm”.
A ministra Assunção Cristas, a coreografa olga Roriz e o escritor valter hugo mãe são, apenas, alguns dos convidados do encontro organizado pela arquidiocese de Braga que propõe a reflexão do valor da vida a partir de temas que vão desde a literatura e espiritualidade, ao desporto e teologia, á ciência e politica.
O Átrio dos Gentios refere-se ao espaço do Templo de Jerusalém que era aberto a não judeus, sendo frequentemente utilizado para debate e aprofundamento de temas entre estes e os fiéis hebraicos.