Alegre defende que mundo precisa de valores espirituais
22 jun, 2012
Poeta juntou-se a outras personalidades do meio artístico e da cultura numa reflexão sobre a actualidade da mensagem saída do Concílio do Vaticano II.
Nestes dias crispados, o mundo precisa de valores espirituais e de regressar às palavras do Papa João XXIII. O repto foi deixado por Manuel Alegre na 8ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, em Fátima.
O poeta juntou-se a outras personalidades do meio artístico e da cultura numa reflexão sobre a actualidade da mensagem saída do Concílio do Vaticano II.
Na sua intervenção lembrou que os seres humanos são pessoas e não mercados: “Uma crise de civilização não pode ser resolvida por receitas economicistas e tecnocráticas – as mesmas que estiveram na origem da crise actual. Há outra dimensão da vida e o mundo precisa de valores espirituais, da busca de um outro sentido. De um pouco mais de sonho e de um pouco mais de poesia”.
Manuel Alegre considera que esta é também a hora “de reler e reencontrar as palavras de alegria e de esperança de João XXIII”.
Também a pintora Emília Nadal lembrou, em Fátima, que os ventos de renovação do Concílio do Vaticano II têm de ser continuados.
Esta tarde, são ouvidos a maestrina Joana Carneiro e o director artístico do Teatro Nacional de São João, Nuno Carinhas.