Igreja que nasceu em defesa da escravatura elege primeiro presidente negro
21 jun, 2012
O pastor Fred Luter tem 55 anos e foi eleito sem oposição no encontro de baptistas do sul que decorreu esta semana.
A Convenção Baptista do Sul (CBS), que é a maior denominação protestante dos Estados Unidos, acaba de alcançar um feito histórico ao confirmar a eleição do seu primeiro líder negro.
A decisão é particularmente importante tendo em conta as origens da igreja, que nasceu precisamente em defesa da escravatura. Os baptistas que viviam no sul, onde a escravatura era legal, separaram-se da Igreja Baptista nacional por causa das crescentes críticas a esta prática.
Ao longo dos anos a CBS esteve sempre associada a um passado racista, algo que se tem esforçado por ultrapassar nos tempos mais recentes.
A eleição, na terça-feira, de Fred Luter, um pastor negro de 55 anos, baseado em Nova Orleãs, para liderar a Igreja é o coroar desses esforços.
Luter servirá agora pelo menos um ano como presidente. A prática normal é os presidentes da CBS cumprirem dois mandatos consecutivos de um ano.
A CBS conta com cerca de 16 milhões de fiéis mas apenas 8% das suas congregações são constituídas maioritariamente por negros.