Tempo
|

Vatileaks

Jornalistas estão a imitar Dan Brown, acusa o Cardeal Bertone

19 jun, 2012

“A verdade é que há uma tentativa de semear a divisão que vem do Demónio”, diz o cardeal secretário de Estado, em entrevista à edição italiana da revista internacional Família Cristã.

Jornalistas estão a imitar Dan Brown, acusa o Cardeal Bertone
O secretário de Estado do Vaticano lamenta o comportamento dos jornalistas no caso “Vatileaks”, durante o qual têm sido divulgados na imprensa vários documentos confidenciais da Santa Sé, incluindo correspondência pessoal de Bento XVI.

De acordo com o Cardeal Bertone, demasiados jornalistas estão a tentar imitar Dan Brown nas suas reportagens, aludindo a conspirações e lutas pelo poder que simplesmente não existem.

O Cardeal Bertone, número dois da hierarquia da Santa Sé, lamenta que a imprensa italiana seja tão feroz no seu tratamento da Igreja e que foque só os aspectos negativos, ignorando todo o bem que a Igreja faz. 

Para o secretário de Estado, este escândalo tem uma fonte muito clara: “A verdade é que há uma tentativa de semear a divisão que vem do Demónio”.

Numa entrevista à edição italiana da revista internacional Família Cristã, Bertone diz ainda que este caso o tem entristecido, sobretudo, no que respeita a violação da privacidade das pessoas que escreveram ao Papa e que vêem agora os documentos publicados.

O cardeal reconhece que está no centro da controvérsia, uma vez que muitos dos documentos dizem respeito a si próprio.