Tempo
|

Vinte mil crianças comprometeram-se com Deus em Fátima

10 jun, 2012 • Paula Costa Dias

Jovens tiveram direito a um espectáculo de ilusionismo na Igreja da Santíssima Trindade e saíram de Fátima com a ideia da fidelidade reforçada.  

Vinte mil crianças comprometeram-se com Deus em Fátima
Perto de 20 mil crianças e jovens portugueses estabeleceram hoje compromissos com Deus em resposta ao convite do santuário de Fátima para a peregrinação de crianças.

Escreveram-nos em postais que o Santuário distribuiu e que afixou posteriormente numa árvore gigante instalada no recinto, lembrando a azinheira que ainda hoje existe junto à Capelinha das Aparições e onde a Virgem apareceu pela primeira vez, segundo o relato dos pastorinhos.

Nesses postais estão as atitudes que, à semelhança de Nossa Senhora e dos pastorinhos devemos tomar para melhorar a árvore da nossa relação com Deus, disse na homilia, D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra: “Vamos levar estas quatro palavras que Nossa Senhora e os três pastorinhos tiveram no seu coração para a nossa vida. Confiança, disponibilidade, compromisso e fidelidade. E a árvore da nossa relação com Deus será muito mais bela”.

A peregrinação deste ano teve como tema “Que é que vossemecê me quer?”, a pergunta, que Lúcia dirigiu a 13 de maio de 1917 à Virgem Maria, aquando da primeira das seis aparições que ocorreram até Outubro.

Tema que inspirou o jovem ilusionista Nuno André que, na Igreja da Santíssima Trindade apresentou o espectáculo “A atitude dos pastorinhos, magia de Deus”:

“Pretende precisamente tocar na posição dos pastorinhos que é a abertura ao fascínio de Deus. Da mesma forma que ficam espantados com o que vêem aqui, algo de extraordinário, então que fiquem ainda mais com o verdadeiro Deus, porque eu sou apenas alguém que está a brincar, a criar ilusões, mas Deus encanta mesmo pela sua magia”, explicou o ilusionista.

Um espectáculo que as crianças adoraram, a julgar pela reacção dos mais novos.

No final levaram para casa uma pequena bolota em plástico a lembrar as bolotas da Azinheira Grande. Dentro, um bombom e uma fita com uma alusão ao evento e as frases: “Eu vou dar tempo a Deus”, “Eu vou estar atento à palavra de Deus”, “Eu vou fazer o que Deus gosta” e “Eu vou ser fiel aos compromissos”.