Generosidade de uns permite festa de todos em Milão
31 mai, 2012 • Aura Miguel
Mais de 40 mil famílias abriram , em Milão, as suas casas a famílias vindas de todo o mundo, permitindo que muitos pudessem participar no Encontro Mundial das Famílias.
Decorre em Milão o Encontro Mundial das Famílias, um encontro a que Bento XVI se junta a partir de sexta-feira.
O 7º Encontro Mundial de Famílias, que debate e reflecte sobre a realidade da família actual, prossegue hoje, em Millão.
Muitos dos participantes estão em Itália graças à generosidade de outras famílias, que as acolhem durante o certame. Ao todo são 40 mil as famílias milanesas que abriram as suas casas aos fiéis que fizeram a viagem de vários pontos do mundo. Não fosse esta generosidade, muitos não poderiam estar presentes.
Segundo a professora de psicologia Eugenia Scabini, esta é uma realidade que contrasta marcadamente com o individualismo que prevalece nos dias de hoje: “No momento em que se espalha uma certa falta de confiança, esta experiência e este testemunho de abertura são um recurso inesgotável de confiança por parte das famílias e um dom específico das famílias ao mundo social.”
“Este factor contrasta com a fragmentação e o conceito de eficácia que habitualmente se manifesta na nossa vida”, explica a psicóloga.
Este exemplo parece confirmar a ideia, muito realçada durante este encontro, de que estes valores se aprendem precisamente no seio da família.