Tempo
|

Generosidade de uns permite festa de todos em Milão

31 mai, 2012 • Aura Miguel

Mais de 40 mil famílias abriram , em Milão, as suas casas a famílias vindas de todo o mundo, permitindo que muitos pudessem participar no Encontro Mundial das Famílias.

Generosidade de uns permite festa de todos em Milão
Generosidade de uns permite festa de todos em Milão
Decorre em Milão o Encontro Mundial das Famílias, um encontro a que Bento XVI se junta a partir de sexta-feira.
O 7º Encontro Mundial de Famílias, que debate e reflecte sobre a realidade da família actual, prossegue hoje, em Millão.

Muitos dos participantes estão em Itália graças à generosidade de outras famílias, que as acolhem durante o certame. Ao todo são 40 mil as famílias milanesas que abriram as suas casas aos fiéis que fizeram a viagem de vários pontos do mundo. Não fosse esta generosidade, muitos não poderiam estar presentes.

Segundo a professora de psicologia Eugenia Scabini, esta é uma realidade que contrasta marcadamente com o individualismo que prevalece nos dias de hoje: “No momento em que se espalha uma certa falta de confiança, esta experiência e este testemunho de abertura são um recurso inesgotável de confiança por parte das famílias e um dom específico das famílias ao mundo social.”

“Este factor contrasta com a fragmentação e o conceito de eficácia que habitualmente se manifesta na nossa vida”, explica a psicóloga.

Este exemplo parece confirmar a ideia, muito realçada durante este encontro, de que estes valores se aprendem precisamente no seio da família.