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Santuário disponibiliza atendimento médico mais rápido e eficaz

11 mai, 2012 • Ecclesia

Injecções, pensos, medição da tensão arterial, consultas e empréstimo de cadeira de rodas são alguns dos principais serviços prestados mais frequentemente.

Santuário disponibiliza atendimento médico mais rápido e eficaz
Os peregrinos que acorrerem ao santuário de Fátima, para a celebração do 13 de maio, têm à disposição um posto de socorros totalmente informatizado, que vai tornar o atendimento médico mais "rápido e eficaz".

O projecto está a cargo de uma empresa portuguesa de software hospitalar e, de acordo com Cristina Loureiro, uma das responsáveis, vai simplificar em muito o apoio prestado aos doentes, desde a parte da "admissão" até à "prescrição" de medicamentos.

Em declarações à agência Ecclesia, Cristina Loureiro destacou que o programa utilizado permitirá aos médicos, enfermeiros e administrativos do posto de socorros, instalado na Casa de Nossa Senhora das Dores, acederem a um "sem número" de dados estatísticos relacionados com a saúde dos peregrinos.

Os profissionais "ficam a saber na hora quantos utentes é que entraram, que tipo de intervenções que estão a ser feitas, que diagnósticos é que estão atribuídos e a medicação que está a ser dada", salienta.

Para que o processo decorra sem dificuldades, é indispensável que cada peregrino, doente ou visitante se faça acompanhar do seu cartão de saúde.

A preparação dos recursos humanos do posto começou a ser feita há cerca de um mês e o software informático entrou em funcionamento, a título experimental, em finais de Abril.

Habituada a formar pessoal hospitalar, Cristina Loureiro diz que o grande desafio do santuário prende-se com o facto de que "tem sempre pessoas diferentes a trabalhar".

A página do santuário de Fátima na Internet indica que "em 2010, recorreram ao posto de socorros 5.735 pessoas".

"Injecções, pensos, medição da tensão arterial, consultas e empréstimo de cadeira de rodas são alguns dos principais serviços prestados", avança o site.