Tempo
|

Jovens de Braga fazem directa com Deus

18 abr, 2012 • Isabel Pacheco

Perda de Jesus no templo serve de mote para uma noite de estudo, mas também de festa, que culmina na Sé de Braga já de madrugada.  

Jovens de Braga fazem directa com Deus
Numa altura em que a Igreja Católica assiste à perda de fiéis, centenas de jovens de Braga mostram a sua fé numa peregrinação mariana ao Santuário de Nossa Senhora do Sameiro. A incitava, que acontece pela sexta vez, reúne mais de meio milhar de jovens numa “directa com Deus”, explica Rui Ferreira da organização.

“O objectivo é conciliar e congregar os jovens da nossa diocese numa iniciativa que pretende apontar para novas formas de diálogo com Deus numa noite, numa directa com Deus. Os jovens gostam muito do ambiente nocturno. Portanto, esse é o principal objectivo”, explica.

Mas a noite não será só de festa, explica Rui Ferreira: “Estaremos voltados também para a palavra, que é o programa pastoral da nossa diocese. Portanto, vamos pegar num texto evangélico que, neste caso, é a perda e o encontro do Menino Jesus no templo e explorá-lo ao longo da noite”.

O Santuário do Bom Jesus serve de ponto de partida para a “directa”, que tem passagem pelo Sameiro e fim na Sé Primaz. O percurso, explica Rui Ferreira, tenta seguir os passos e a lógica do texto evangélico: “Jesus perde-se dos pais no templo, que é o Bom Jesus. Os pais estão a regressar à sua casa de Nazaré  - o Sameiro - e voltam ao Bom Jesus, onde vão reencontrar Jesus. Tantas vezes na vida os jovens perdem-se de Deus e vão reencontrar-se com Ele no Bom Jesus, que é um sítio mais espiritual”.