Tempo
|

Semana de festa para o Papa. 85 anos de idade e sete de Pontificado

16 abr, 2012 • Aura Miguel

Quando foi eleito Papa, aos 78 anos, muitos se interrogaram se Ratzinger daria conta do recado.

Semana de festa para o Papa. 85 anos de idade e sete de Pontificado
Bento XVI faz hoje 85 anos. Nasceu a 16 de Abril de 1927 e celebra mais um aniversário com uma festa discreta. Mas esta semana é de festa, pois na quinta-feira o Papa completa sete anos de Pontificado.

Quando Ratzinger foi eleito Papa, muitos se interrogaram se aos 78 anos daria conta do recado; se teria energia e saúde suficientes para tão grande missão.

“Claro que não” – respondeu na altura o seu próprio irmão. Agora, aos 85 anos de idade e sete anos de Pontificado, Bento XVI já cumpriu 23 viagens fora de Itália.

Desde que é Papa, Joseph Ratzinger presidiu a quatro sínodos dos bispos, a três Jornadas Mundiais da Juventude, escreveu dois livros, três Encíclicas e três exortações apostólicas; proclamou ainda o Ano Paulino e o Ano Sacerdotal, enfrentou com determinação e humildade várias crises, com orientações inequívocas sobre abusos sexuais, sobre protestos internos na Igreja e alertas para a falta de conversão, para os riscos do relativismo e do afastamento de Deus da vida do homem e da sociedade.

Bento XVI tem uma regra de vida, como o seu irmão já confidenciou: “Joseph, ao longo da vida, sempre optou primeiro por cumprir a vontade de Deus e depois empenhou-se com todo o coração em segui-lo, por onde Deus o quisesse levar”.

Discreto, como é sempre, será, muito provavelmente, com o seu irmão, os secretários e as leigas consagradas que vivem no Apartamento Pontifício que o Papa vai festejar hoje mais um ano de vida.