Tempo
|

Exposição sobre São Teotónio está a superar expectativas

28 mar, 2012 • Liliana Carona

Fátima Eusébio, uma das organizadoras, atribui o sucesso ao acervo que está exposto no museu Grão Vasco.  

A exposição dedicada a S. Teotónio no âmbito das celebrações jubilares do primeiro santo português está a ser um sucesso. A mostra temporária, e gratuita, do também padroeiro da cidade de Viseu registou em seis semanas cerca de 5000 visitantes.

Fátima Eusébio, coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, diz que este sucesso se deve a vários factores: “Por um lado ela está localizada num museu que é uma referência para a cidade, o museu Grão Vasco. Por outro lado temos uma narrativa interessante, realmente as pessoas saem a perceber quem foi São Teotónio. Depois, temos um conjunto de peças realmente interessantes.”

A decisão de organizar esta exposição no início do ano foi um risco, mas até agora a afluência superou as expectativas: “Estes cinco mil visitantes superam as expectativas, até porque terá sido um risco assumido abrirmos uma exposição desta envergadura em Fevereiro, época baixa. Está a ser um sucesso e espero que continue a ser.”

A exposição assinala os 850 anos da morte de S. Teotónio e os 900 anos do seu priorado. Pode ser visitada até ao dia 1 de Julho. Fátima Eusébio descreve uma das esculturas mais emblemáticas da exposição: “Destacaria o facto de termos um São Teotónio com o globo na mão, alusivo ao facto de no momento da sua morte, no mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, ter descido um globo de estrelas envolto em luz. E tem a mitra, colocada aos pés, símbolo da humildade de São Teotónio.”

A exposição pode ser visitada terça-feira a partir das 14h até às 17h30, e de quarta a Domingo entre as 10h e as 17h30, sem intervalo para o almoço.