Tempo
|

Cardeal Patriarca de Lisboa

É preciso ter coragem para tomar decisões à luz da fé

25 mar, 2012

D. José Policarpo esteve hoje em mias uma catequese quaresmal na Sé de Lisboa.

É preciso ter coragem para tomar decisões à luz da fé
É preciso ter coragem para tomar decisões à luz da fé
A Catequese Quaresmal deste domingo foi dedicada aos políticos, gestores e empresários. Na Sé de Lisboa, o Cardeal Patriarca, D. José Policarpo, desafiou os cristãos a terem a coragem de tomar decisões iluminadas pela Fé.

O Cardeal Patriarca de Lisboa lembra que os cristãos têm responsabilidades acrescidas na construção da sociedade.

Numa catequese quaresmal dedicada, este Domingo, aos políticos, gestores e empresários, D. José Policarpo lembrou que é preciso ter coragem para tomar decisões à luz da fé.

“Estamos longe já do tempo em que quase espontaneamente a doutrina da Igreja orientava os grandes caminhos da vida comunitária humana. Hoje não, mas não podemos abdicar disso, abdicar de ser corajosos para que as nossas atitudes sejam iluminadas pela Fé”, disse.

Para o Cardeal Patriarca a realidade seria bem diferente se os cristãos em lugares-chave tivessem sempre em conta a doutrina da igreja.

“Imaginem numa sociedade como a nossa que havia bastantes cristãos com esta consciência de que precisam de perceber a realidade à luz da Fé e tomar decisões seguindo essa luz. Isso acontecia em casos, por exemplo, em que se fazem leis, quando se resolvem estruturas fundamentais da sociedade, quando se ensina, quando se governa, quando se dirige uma empresa onde se decidem as grandes questões do futuro da comunidade”, acrescentou.

As Catequeses Quaresmais inserem-se na Missão Metrópoles para a Nova Evangelização - uma iniciativa da Santa Sé que decorre nesta Quaresma em 12 cidades europeias, incluindo Lisboa.