Viseu perdeu 20 mil católicos praticantes em 10 anos
22 mar, 2012 • Liliana Carona
D. Ilídio Leandro promete procurar formas de trazer de volta os fiéis, sobretudo os mais novos.
Diminuiu o número de participantes nas missas da diocese de Viseu. Desde 2001, há menos 20.000 pessoas a irem à missa. O bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, mostra-se preocupado sobretudo com a pouca participação dos mais jovens.
Em Fevereiro, a diocese de Viseu realizou um recenseamento nas diversas paróquias para saber ao certo quantas pessoas vão à missa. Os números são agora revelados pelo bispo de Viseu.
“Quanto ao número de participantes nas missas dominicais, a indicação é que desde há 10 anos, quando foi o último [recenseamento], houve uma diminuição de bastantes pessoas - passou de praticamente 70 mil para 50 mil. A nível de percentagem, passou de cerca de 28,5% para cerca de 20%.”
D. Ilídio Leandro observa o decréscimo de participantes nas missas dominicais com alguma preocupação, sobretudo no grupo dos mais jovens.
“Nós vamos procurar reflectir da melhor forma. Vamos naturalmente interrogar-nos que trabalho para a juventude [podemos fazer], que trabalho para os casais novos, para podermos naturalmente ultrapassar algumas deficiências que se têm notado na pastoral da Igreja."
O recenseamento surge no contexto do Sínodo que decorre na diocese de Viseu, com o objectivo de perspectivar um novo olhar sobre a Igreja.