Tempo
|

Imprensa Cristã

A caminho dos 90 anos, “A Defesa” procura novos leitores em Évora

16 mar, 2012 • Rosário Silva

Jornal terminou o ano com maior prejuízo de sempre, mas tem esperança de poder angariar novos assinantes.

A caminho dos 90 anos, “A Defesa” procura novos leitores em Évora
São 89 anos de história e muita vontade de enfrentar os desafios da actualidade. É com este espírito de sobrevivência que o semanário “A Defesa” da Arquidiocese de Évora celebra mais um aniversário.

Apesar das dificuldades financeiras, o seu director e também presidente da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC), defende que estes títulos devem manter as suas edições em papel.

Para o Cónego António Salvador dos Santos, se for feito um esforço por parte dos párocos e dos leitores para encontrar novos assinantes, vai ser possível manter o jornal “A defesa” como até aqui. Isto apesar das contas de 2011 terem sido decepcionantes.

“É a primeira vez desde que estou à frente do jornal, e já lá vão 35 anos, que terminamos com um prejuízo tão grande, cerca de 25 mil euros. Isto faz-nos tremer, mas penso que os leitores, e sobretudo os meus colegas párocos, ao perceberem esta nova realidade, se esforçarão um bocadinho para mudarmos esta realidade”

Nos últimos 3 anos, a própria Associação de Imprensa de Inspiração Cristã perdeu cerca de 70 sócios. O também presidente da AIC diz que apesar dos fortes desafios há que fazer um esforço para manter o suporte em papel: “Sobretudo quando aparecem concorrentes evoluídos, concorrentes mais atraentes, mas a verdade é que não podemos abandonar o suporte de papel”.

A celebração do aniversário do jornal “A defesa” acontece (este sábado) em simultâneo com Dia Diocesano da Comunicação Social.