Tempo
|

Capela Árvore da Vida

Um bosque feito de muitas árvores

13 mar, 2012

Reportagem da Renascença na capela localizada no Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo, em Braga. O projecto venceu o prémio ArchDaily 2011 para o edifício religioso com a melhor arquitectura.

Um bosque feito de muitas árvores

Um bosque feito de muitas árvores. É deste modo que a reportagem da jornalista Isabel Pacheco define a Capela Árvore da Vida, localizada no interior do Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo, em Braga, projecto vencedor do prémio ArchDaily 2011 para o edifício religioso com a melhor arquitectura.

Os leitores do site, que reivindica o estatuto de mais visitado na especialidade, deram o primeiro lugar à capela projectada pela empresa Cerejeira Fontes Arquitectos e concluída em 2011.

A madeira domina. "Temos carvalho nacional, pinho americano, freixo, no sacrário, por ser uma madeira mais subtil", enumera o cónego Joaquim Félix, vice-reitor do Seminário Conciliar de Braga, destacando, contudo, que predomina "a madeira que mais se liga a Jesus, a de oliveira".

O também professor da Faculdade de Teologia sublinha que a capela Árvore da Vida surgiu da vontade de “aprofundar a coerência entre aquilo que se ensinava e a expressão litúrgica praticada”.

A nota marcante do espaço é a simplicidade - aquela simplicidade que engrandece e aproxima do sagrado.

Nesta reportagem de Isabel Pacheco pode ouvir, também, António Fontes, um dos arquitectos autores doprojecto, que incluiu um órgão de tubos de madeira.