Tempo
|

Nigéria

Cristãos matam 10 em represália na Nigéria

12 mar, 2012

Vingança de jovens cristãos seguiu-se a mais um ataque contra uma igreja na cidade de Jos. Violência inter-religiosa tem feito milhares de vítimas nos últimos anos.

Cristãos matam 10 em represália na Nigéria
Jovens cristãos mataram ontem pelo menos dez pessoas num ataque de represália pelo bombardeamento de uma igreja católica, na cidade de Jos, na Nigéria.

“A situação aqui está muito má. Morreram várias pessoas na represália, pelo menos 10”, explicou o comissário de saúde de Jos, em comentários à Reuters.

A acção dos jovens cristãos seguiu-se a mais um atentado contra uma igreja cristã. Os relatórios variam, algumas fontes indicam cerca de 10 mortos entre os cristãos, mas outros apontam apenas três ou quatro.

A Nigéria tem vivido uma renovada onda de violência inter-religiosa nos últimos meses, sobretudo desde que uma vaga de ataques atingiu várias igrejas na noite de Natal. A maioria dos ataques tem sido reivindicada pelos terroristas islâmicos do Boko Haram, que actua sobretudo no Norte da Nigéria.

A Nigéria está dividida quase ao meio entre cristãos e muçulmanos. Os piores actos de violência têm tido lugar no Norte onde prevalece o Islão e no centro onde as duas comunidades convivem. Ao longo dos últimos anos têm morrido milhares de pessoas por causa de conflitos inter-religiosos.