Igreja "está cansada" de casamentos que "se tornam obstáculos"
29 fev, 2012
Patriarca de Lisboa aborda o tema do casamento cristão na sua segunda catequese quaresmal.
Patriarca de Lisboa aborda o tema do casamento cristão na sua segunda catequese quaresmal.
D. José Policarpo considera que a Igreja "está cansada" de casamentos que não respeitam o sentido cristão do matrimónio e que se tornam "obstáculos" ao caminho de santidade.
“Penso que a Igreja está cansada de casamentos que depois se tornam um obstáculo ao caminho e à fidelidade cristã. É no momento exactamente do discernimento que é preciso ver isso com muita clareza”, afirma o Patriarca de Lisboa num vídeo que antecipa a sua segunda catequese quaresmal.
Mais do que aos casados, a questão é posta aos jovens que se preparam para casar: “Tu que estás a começar a namorar, estás a preparar-te para casar, sentes que isso é um caminho de santidade, ou é só porque gostas, porque estás a pôr em prática e dar dimensão concreta ao amor humano, à tua paixão, à tua atracção?”, pergunta D. José.
O Patriarca realça que os dois aspectos não são incompatíveis, mas que precisam um do outro: “É importante que seja tudo vivido como um caminho de santidade”.
Para D. José Policarpo, o casamento, do ponto de vista cristão, é mais do que apenas uma instituição natural: “O matrimónio cristão não é apenas uma inclinação natural, mas é uma vocação cristã e, portanto, um caminho para a realização da fidelidade cristã, um caminho para a santidade. Se é uma vocação cristã, isso pressupõe um chamamento. A primeira coisa que os noivos devem fazer quando começam esta caminhada é um discernimento”, diz o Patriarca.
A segunda catequese quaresmal do Patriarca de Lisboa realiza-se na Sé de Lisboa, às 18h00 de domingo.