27 fev, 2012 • Paula Costa Dias
Os bispos portugueses estão preocupados com a unidade da Europa. Por isso, na reunião de hoje do conselho permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), em Fátima, reflectiram sobre um documento que será levado à assembleia plenária de Abril, no qual apelam ao reforço dos valores que unem o “Velho Continente”.
“Unidade da Europa – um projecto de civilização” é o título do documento que será dado a conhecer na próxima assembleia plenária de Abril e com o qual os bispos portugueses querem dar um contributo para reerguer uma Europa em crise, que não tem apenas em comum o euro, disse no final da reunião de hoje o porta-voz da CEP.
“A crise económico-financeira da Europa faz tremer a própria unidade da Europa e é nos momentos difíceis que é preciso reforçar os valores que dão unidade. Certamente que não é apenas a economia e as finanças que unem a Europa”, afirma o padre Manuel Morujão.
A Igreja, sublinha o padre Manuel Morujão, quer recordar esse “bem da unidade da Europa” e apontar saídas para a crise.
Na reunião de hoje, os bispos também analisaram outro documento que será apresentado na próxima assembleia plenária, intitulado “Celebrar e viver o Concílio Vaticano II”, e aprovaram um voto de pesar pelo falecimento do Bispo emérito de Beja D. Manuel Falcão.