Tempo
|

Igreja não garante fim do feriado do Corpo de Deus já este ano

27 fev, 2012

Negociações entre Governo e a Santa Sé ainda estão a decorrer.

Igreja não garante fim do feriado do Corpo de Deus já este ano

A Igreja Católica não dá ainda como certo que seja já este ano, que o Corpo de Deus deixe de ser feriado religioso.

“Tanto um como outro [feriado do Corpo de Deus e a festa da assunção de Nossa Senhora] estão em análise. A proposta está para ser decidida pela Santa Sé. Há opiniões diferentes e, certamente, nunca uma decisão destas será completamente consensual, mas penso que encontraremos uma decisão maioritária”, disse o porta-voz da Conferência Episcopal.

Confrontado, esta tarde, sobre em que ponto se encontram as negociações entre o Estado e a Santa Sé, o padre Manuel Morujão reconheceu que pode não haver tempo para anular esse feriado de Junho.

“Se for um feriado mais perto da data em que estamos – quase a começar Março – que o Governo possa atender a esse ponto por causa da programação, quer a nível pastoral da Igreja quer a nível da sociedade civil e concretamente a nível de agências turísticas, de hotéis, de viagens, restaurantes”.

Estas declarações foram feitas numa conferência de imprensa realizada esta tarde em Fátima, no final do Conselho Permanente.

Na reunião que antecedeu o retiro que se irá prolongar até sexta-feira, os bispos analisaram os caminhos que a Europa está a seguir. Uma Europa muito preocupada com as Finanças, e pouco com os valores.