Tempo
|

"Um sentido para o seu dia" quatro milhões de downloads depois

22 fev, 2012 • Filipe d'Avillez

Projecto Passo-a-Rezar é da responsabilidade dos jesuítas, nasceu há precisamente dois anos e toca todos os dias a vida de mais de nove mil pessoas através das orações que disponibiliza em formato áudio.

"Um sentido para o seu dia" quatro milhões de downloads depois
Imagem do spot publicitário
“Hoje é quarta-feira, dia 22 de Fevereiro, Quarta-feira de Cinzas”, diz a voz feminina, seguida de sinos e depois de canto clássico. Estamos no Passo-a-Rezar, site fundado precisamente na Quarta-feira de cinzas de há dois anos para servir as necessidades de “quem procura, também na ‘rede’, um sentido para o seu dia”.

E já não são assim tão poucos. Por esta altura, no ano passado já tinham sido feitos perto de dois milhões de "downloads" das orações diárias que o site disponibiliza em áudio e havia cerca de nove mil seguidores diários. Embora as contas não estejam fechadas, estima-se que o número de "downloads" tenha duplicado. O Passo-a-Rezar conta ainda com mais de uma dúzia de milhares de “likes” no Facebook. 

"Estes nove mil 'downloads' diários não correspondem a nove mil ouvintes. Temos conhecimento de comunidades paroquiais, hospitais, escolas que usam o Passo-a-Rezar. Por isso, o número total é mais elevado”, explica o padre António Valério, coordenador do projecto.

O projecto assenta na disponibilização de quinze minutos diários de orações em formato áudio, que podem ser ouvidos directamente através do site www.passo-a-rezar.net ou transferidos para o iPod ou outro leitor de MP3, para se poder ouvir quando der mais jeito, como por exemplo no trânsito, nos transportes públicos ou durante um passeio.

As vozes que lêem textos, preparados pela equipa de voluntários, intercalam-se com a leitura de passagens do Evangelho e trechos de música clássica, que ajudam a criar um ambiente propício à reflexão e à oração.

Trata-se de uma equipa alargada, constituída em muitos casos por amadores que não tinham experiência prévia em gravação. “O Passo-a-Rezar vive muito da generosidade das pessoas que colaboram, quer na escrita dos textos, quer na voz. É para nós muito tocante ver como as pessoas nos agradecem por poder fazer isto. Encaram-no como uma missão”, refere o coordenador do projecto.

Consumado o segundo aniversário, apresentaram-se algumas novidades, sobretudo no que diz respeito ao grafismo do site. Para este ano, explica o padre António Valério, devem ser organizados alguns encontros para aprofundar a oração. O primeiro, um retiro de silêncio, começa já este fim-de-semana.

O Passo-a-Rezar levou pouco tempo a ter sucesso em Portugal, mas a verdade é que já tinha uma base sobre a qual podia trabalhar. ‘Pray as You Go’ é o nome do projecto inglês, criado no Reino Unido, também lançado por jesuítas, e que existe desde 2006. Actualmente, além de português, o serviço está disponível em castelhano, húngaro, polaco e até vietnamita.

O apoio material e institucional do projecto envolve a Renascença, em cujos estúdios as orações e reflexões são gravadas.