Tempo
|

Próximo presidente da Alemanha é pastor protestante

20 fev, 2012

Também a Chanceler Angela Merkel é filha de um pastor protestante e cristã devota.

Próximo presidente da Alemanha é pastor protestante
Joachim Gauck, que tudo indica será nomeado presidente da Alemanha brevemente, é um pastor protestante e veterano activista anti-comunista.

Gauck nasceu na Alemanha de Leste e tinha apenas 11 anos quando o seu pai foi detido e levado para um campo de concentração siberiano. Antes disso, contudo, Joachim Gauck afirma que já tinha as suas opiniões políticas bem formadas: “Aos nove anos já sabia que o socialismo era um Estado injusto”.

Quis seguir jornalismo, mas como se recusava determinantemente a aderir à juventude comunista isso não foi possível. Acabou então por se formar em teologia e tornou-se pastor de uma igreja protestante. Dos púlpitos nunca deixou de condenar o sistema comunista da República Democrática da Alemanha e a polícia secreta nunca deixou de o ameaçar.

Joachim Gauck possui assim uma legitimidade moral que atravessa as barreiras partidárias. Em 2010 foi candidato da esquerda à presidência, mas em 1990 já tinha sido convidado pelos conservadores para a mesma posição.

A confirmar-se a sua nomeação para a presidência, Gauck formará com a Chanceler Merkel uma curiosa dupla. Angela Merkel é também uma cristã devota e filha de um pastor protestante que, curiosamente, também exerceu o seu ministério na Alemanha de Leste.