Tempo
|

“Só com escuta é que há realmente diálogo”

25 jan, 2012

D. Manuel Clemente comenta mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

“Só com escuta é que há realmente diálogo”

O segredo da boa comunicação é a capacidade de escutar, diz o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, numa leitura da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

“Só com escuta - outra maneira de dizer silêncio - é que há realmente diálogo. Muitas vezes notamos que, mesmo na comunicação social, nós falamos muito mais do que escutamos e, por isso, a conversa é mais um diálogo de surdos”, afirma o membro do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais.

D. Manuel Clemente considera absolutamente necessário ter capacidade de escutar, de perceber e de dar tempo ao outro para se exprimir.

Na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, divulgada esta terça-feira, o Papa elogia o silêncio enquanto factor crucial, muitas vezes esquecido, pela verdadeira comunicação.

Bento XVI sublinha a importância das novas tecnologias de informação como espaços onde o Homem sacia a "inquietação à procura de verdades", mas onde é "bombardeado por respostas a questões que nunca pôs e a necessidades que não sente".

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é assinalado no próximo dia 20 de Maio.