Tempo
|

Relíquias de São João Bosco chegam a Portugal em Setembro

16 jan, 2012 • Ecclesia

Santo fundou a ordem dos Salesianos, presente em 130 países e que conta com 15.700 membros.  

Relíquias de São João Bosco chegam a Portugal em Setembro
Os restos mortais de São João Bosco, fundador dos Salesianos, congregação católica dedicada à educação da infância e juventude, vão passar por Portugal de 1 a 18 de Setembro para serem veneradas.

O anúncio foi feito este sábado num encontro que reuniu em Fátima “mais de 600” religiosos e leigos pertencentes à família salesiana, refere um comunicado.

Na sessão foi apresentado o lema para 2012 do reitor-mor da congregação, o padre mexicano Pascoal Chavéz: “Conhecendo e imitando Dom Bosco façamos dos jovens a missão da nossa vida”.

A missa foi presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, pertencente aos salesianos.

O prelado propôs iniciativas para a vivência espiritual da peregrinação das relíquias, que estão a passar por vários países com vista às celebrações do bicentenário do nascimento do fundador, em 2015.

O padre italiano São João Bosco nasceu a 16 de Agosto de 1815 e morreu em 1888, a 31 de Janeiro, data em que a Igreja Católica faz a sua evocação litúrgica.

Os mais de salesianos 15.700 salesianos que trabalham em 130 países, de acordo com dados de 2010 publicados no site da congregação, exercem a sua acção em centros juvenis, colégios, escolas de formação profissional, paróquias, lares, universidades, residências e centros de comunicação social.

A congregação entrou em Portugal em 1894, estando actualmente presente em Lisboa, Porto, Évora, Cascais, Mirandela, Mogofores, Poiares e Vendas Novas, bem como na Madeira e Açores.

A família salesiana inclui a Comunidade Canção Nova, que está na origem do canal televisivo com o mesmo nome.