Tempo
|

Igreja mais antiga de Portugal assinala 1100 anos

13 jan, 2012

Missa no Domingo assinala o início das comemorações jubilares na Igreja de São Pedro em Lourosa, Oliveira do Hospital.

Igreja mais antiga de Portugal assinala 1100 anos
Já decorrem os trabalhos de limpeza junto à Igreja de São Pedro em Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital. A ideia é deixar tudo a brilhar a tempo das celebrações jubilares deste local de culto que cumpre agora 1100 anos e é considerado o mais antigo de Portugal.

A Igreja tem também a distinção de ser a única Igreja Moçarabe em Portugal, como explica o padre Higino Tchikala, que é pároco de Lourosa: “É a única igreja moçárabe em Portugal. Por ser a única penso que se suscita o interesse de conhecer esta Igreja”.

A cultura moçárabe foi introduzida durante a ocupação árabe da Península Ibérica, antecedendo por isso a reconquista cristã que veio instalar o Catolicismo de tradição romana no território.

A Igreja de São Pedro de Lourosa caracteriza-se por uma quase total ausência de imagens ou pinturas. O edifício simples é marcado por arcadas de pedra e a pia baptismal original que ainda se pode ver.

No exterior também há pontos de interesse, nomeadamente as sepulturas nas rochas.

A data de construção está comprovada por uma lápide original que indica que a edificação se deu no ano de 912.

O início das celebrações jubilares dá-se já no Domingo, com uma missa às 11h00, antecedida por uma arruada e seguida de um concerto, mas estão agendados outros eventos para ao longo de todo o ano.