Tempo
|

D. Manuel Clemente nomeado para o Conselho Pontifício das Comunicações Sociais

29 dez, 2011 • Ecclesia

O colaborador da Renascença é um dos dez nomes que hoje se juntam ao organismo responsável pelo acompanhamento dos media na Santa Sé.

D. Manuel Clemente nomeado para o Conselho Pontifício das Comunicações Sociais
D. Manuel Clemente nomeado para o Conselho Pontifício das Comunicações Sociais
Tudo começou há dez anos, com um desafio lançado a D.Manuel Clemente para fazer um programa semanal na Renascença. Pouco tempo depois juntou-se-lhe Óscar Daniel, e juntos levam até aos ouvintes todos os Domingos o "Dia do Senhor". Um programa que combina momentos de reflexão, música e a actualidade da Igreja, que tem seguidores de todas as idades, sejam ou não católicos.
O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, foi hoje nomeado por Bento XVI como membro do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, revelou a Santa Sé, em comunicado.

O prelado, nascido em Julho de 1948, é actualmente vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e presidiu, entre 2005 e 2011, à Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

Além de D. Manuel Clemente, foram nomeados outros nove membros e 11 consultores para o organismo da Santa Sé que tem como missão promover “a acção da Igreja e dos fiéis nas múltiplas formas da comunicação social”.

Este Conselho Pontifício promove, ainda, a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, pelo Concílio Vaticano II (Decreto ‘Inter Mirifica’, 1963).

Bispo do Porto desde 2007, D. Manuel Clemente foi auxiliar do Patriarcado de Lisboa (ordenação episcopal em Janeiro de 2000), colaborando, habitualmente, com o programa Ecclesia, na RTP2, e com a Renascença, onde tem o programa "O Dia do Senhor".

D. Manuel foi já distinguido com a grã-cruz da Ordem de Cristo, atribuída pela Presidência da República Portuguesa (2010), e o prémio Pessoa (2009).