Tempo
|

Fátima

“Quereis oferecer-vos a Deus” é o tema do ano pastoral

01 dez, 2011 • Paula Costa Dias

"Nunca estamos dispensados de dar o nosso contributo e de ajudar", afirma o reitor do Santuário.

“Quereis oferecer-vos a Deus” é o tema do ano pastoral

“Quereis oferecer-vos a Deus” é o tema do 2º ano pastoral do itinerário temático que o Santuário de Fátima propõe para comemorar o centenário das Aparições.

O reitor do Santuário, o Padre Carlos Cabecinhas, diz que se trata de um apelo à entrega nos tempos difíceis que vivemos.

“Vem-nos recordar, neste tempo de crise e de drama para tanta gente, que nunca estamos dispensados de dar o nosso contributo e de ajudar quem quer que precise da nossa ajuda. Por muita necessidade que cada um de nós tenha, pode sempre ajudar alguém.”

“Quereis oferecer-vos a Deus” foi a pergunta que Nossa Senhora fez aos pastorinhos na sua primeira aparição, em Maio de 1917. Um desafio que mudou a vida dos três videntes e que ainda hoje se mantém actual, acredita o Padre Carlos Cabecinhas.

Trata-se de um desafio é difícil, porque a civilização ocidental cristã abandonou Deus, admite Isabel Varanda. Para a professora de Teologia da Universidade Católica, corre-se o risco de,  em tempo de dificuldades, Deus se tornar um “tapa-buracos”.

“Eu não gostaria que as pessoas se virassem para Deus porque não têm outro recurso. Esse Deus não é o Deus de Jesus Cristo, é o Deus «tapa buracos», é um Deus à medida das nossas necessidades”, diz Isabel Varanda.

Para o Padre Manuel Morujão, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), este é um desafio que está a ter resposta positiva, “às vezes com gestos muito simples, como alguém que leva géneros ao centro social paroquial mais próximo”.

O programa do Santuário de Fátima integra a exposição “No trilho da Luz - as Aparições de Fátima”,  baseada nas memórias de Lúcia, explica o comissário Marco Duarte.

A exposição estará patente até Outubro de 2012. Um ciclo de conferências mensais e um simpósio, a realizar em Junho, completam o programa do ano pastoral do Santuário de Fátima.