17 nov, 2011
A “Benetton” retira campanha com imagem de Bento XVI após protesto da Santa Sé. O Papa era apresentado numa fotomontagem, a beijar um imã da mesquita de Al-Azhar, no Egipto.
O porta-voz do Vaticano criticou o que considerou um uso “inaceitável” da imagem do Papa, numa campanha publicitária da marca italiana. O padre Frederico Lombardi classificou a iniciativa como “uma grave falta de respeito”.
Na campanha, existem outras fotos em que, por exemplo, Obama beija Hugo Chavez ou o Presidente chinês, Hu Jintao. Mas também se pode ver o líder francês Nicolas Sarkosy a beijar a chanceler alemã Angela Merkel e, ainda, a troca de afectos entre o palestiniano Mahmoud Abbas e o israelita Benjamin Netanyahu.
A nova campanha "United Colors of Benetton" chamada "UNHATE" ("não ao ódio" ou "não odeies"), foi apresentada oficialmente, esta quarta-feira, por Alessandro Benetton, em Paris.
"Lembramos que o sentido desta campanha era exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas", comentou, em comunicado, um porta-voz do grupo.