Tempo
|

Papa convoca novo Encontro de Assis

18 out, 2011 • Aura Miguel

Confirmados estão já 176 participantes não cristãos de diferentes países.

Papa convoca novo Encontro de Assis
Papa convoca novo Encontro de Assis

Bento XVI assinala, na próxima semana, os 25 anos do Encontro de Assis. O famoso dia de oração e jejum pela paz, convocado por João Paulo II em 1986, vai ser recordado no mesmo local pelo actual Papa.
 
Partem todos de comboio com Bento XVI, em direcção a Assis. O pretexto é assinalar os 25 anos do famoso dia de oração e jejum pela paz que João Paulo convocou a 27 de Outubro de 1986. É já na próxima semana, nesse mesmo dia 27, que o Papa regressa a Assis para um grande encontro.

Confirmados estão já 176 participantes não cristãos de diferentes países e outras religiões: hindus, budistas, muçulmanos, judeus, sikhs e muitos mais já confirmaram a sua presença.

O objectivo é sublinhar o papel das religiões na construção da paz no mundo. Por isso, há delegações de países como o Paquistão, o Egipto, a Síria, o Irão, as Filipinas e Israel.

São 31 as delegações cristãs não católicas, entre evangélicos, luteranos, anglicanos. Há 17 ortodoxas, incluindo uma delegação do Patriarcado de Moscovo.

Muçulmanos serão cerca de 50, incluindo o Príncipe Ghazi, da Jordânia, o vice-ministro da Educação da Arábia Saudita e um representante do rei de Marrocos.

Novidade é a presença de alguns convidados sem religião: um pequeno grupo de não crentes, quase todos filósofos, que se mostram disponíveis para aprofundar a questão de Deus.

Também em Lisboa, o Centro Cultural Franciscano vai recordar os 25 anos do Encontro de Assis. No Porto, na Igreja da Cedofeita, vai decorrer uma actividade inter-religiosa.