Tempo
|

Cónego Nuno Brás nomeado bispo auxiliar de Lisboa

10 out, 2011

O novo bispo escolheu como lema episcopal "In Verbo Tuo" ("Na Tua Palavra").

Cónego Nuno Brás nomeado bispo auxiliar de Lisboa
Foto: Patriarcado de Lisboa
O Papa nomeou o cónego Nuno Brás novo Bispo Auxiliar de Lisboa. A notícia é avançada pela Nunciatura Apostólica, em Portugal. Bento XVI atribuiu ao mais recente membro do episcopado português o título de Bispo de Elvas.

D. Nuno Brás é actualmente reitor do Seminário dos Olivais, consultor eclesiástico, professor da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e director do Departamento de Comunicação do Patriarcado e do jornal diocesano "Voz da Verdade".

O novo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Nuno Brás, escolheu como lema episcopal "In Verbo Tuo" ("Na Tua Palavra): “É a Palavra de Deus que se faz Carne e orienta toda a nossa vida de cristãos. É a Palavra de Deus que nos chama e nos dá força”, explica ao jornal que dirige.

Nas mesmas declarações, o recém-eleito bispo afirma ter acolhido a nomeação episcopal com serenidade e disponibilidade. “Esta nomeação vem na sequência de outros chamamentos que Nosso Senhor me tem feito. Acolho-a com toda a serenidade e disponibilidade para o serviço a que o Santo Padre me chama”, garante.

O bispo que veio da Lourinhã
O novo bispo nasceu a 12 de Maio de 1963 e é natural da paróquia do Vimeiro, concelho da Lourinhã, diocese de Lisboa. Foi ordenado sacerdote a 4 de Julho de 1987, no Mosteiro dos Jerónimos, pelo Cardeal D. António Ribeiro.

Assumiu funções de coadjutor na paróquia dos Anjos, fez parte da equipa de formação do Seminário dos Olivais e foi redactor do jornal "Voz da Verdade", assumindo depois as funções de director do semanário diocesano, entre 1995 e 2003.

D. Nuno Brás também exerceu funções de docente na Universidade Católica de Lisboa e foi consultor eclesiástico do Conselho Presbiteral, tendo feito também parte da Comissão Diocesana do Diaconado Permanente.

Em 2002, é nomeado reitor do Pontifício Colégio Português de Roma e, em 2005, regressa à Diocese de Lisboa como reitor do Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais. No ano seguinte, foi instituído cónego em 2006, no dia da Solenidade do Mártir São Vicente, padroeiro da diocese.

Em Setembro de 2010, D. Nuno Brás assume o Departamento de Comunicação do Patriarcado de Lisboa e já este ano, em Janeiro, regressa à direcção do "Voz da Verdade".

É doutorado em Teologia, tendo publicado a tese "Cristo, o Comunicador Perfeito: Delineamento de Uma Teologia da Comunicação à luz da Instrução Pastoral Communio et Progressio", pelas Edições Didaskalia, da UCP.