Tempo
|

D. José Policarpo lamenta que muitos se tenham afastado dos valores cristãos

09 out, 2011

Eucaristia no Estoril encerrou o Encontro Diocesano das Famílias.

O Cardeal Patriarca de Lisboa lamentou que muitas famílias se tenham afastado dos valores cristãos.

Na missa a que presidiu, no encerramento do Encontro Diocesano das Famílias, D. José Policarpo lembrou a centralidade que a Palavra de Deus deve ter para os casais cristãos, que devem ser coerentes com a sua fé.

“Não basta casar na Igreja; a própria preparação do casamento cristão tem de ser feita na escola da Palavra, que deve acompanhar os esposos cristãos na vivência da fidelidade, no sentido do seu amor como experiência de caridade, na colaboração íntima com Deus, autor e Senhor da vida, da fecundidade e no respeito sagrado pela vida”, disse.

Só a escuta da palavra de Deus pode ajudar as famílias a recuperarem a visão cristã da vida e a ultrapassarem problemas. "A palavra de Deus é luz de discernimento para os casais cristãos interpretarem a realidade concreta, do casal e da sociedade, e da sua interferência na família. Este aspecto é particularmente importante numa sociedade que se afastou de uma visão cristã da vida e não hesita em afastar-se da verdade da natureza".

O Cardeal Patriarca referiu-se ainda aos ataques a que a Família tradicional está hoje sujeita, sublinhando que o relativismo da sociedade em que vivemos aumenta a responsabilidade dos cristãos na forma como vivem o casamento e como educam os seus filhos.

Esta eucaristia -  que o site do Patriarcado transmitiu em directo - encerrou o Encontro Diocesano das Famílias, convocado também para celebrar os 50 anos de sacerdócio do Cardeal Patriarca de Lisboa.