Siga-nos no Whatsapp

Preocupação por cristãos perseguidos marcou Ronda da Lapinha

21 jun, 2015

Arcebispo de Karachi esteve presente juntamente com D. Jorge Ortiga.

Preocupação por cristãos perseguidos marcou Ronda da Lapinha

A preocupação pelos cristãos perseguidos marcou este ano a Ronda da Lapinha, em Guimarães, numa iniciativa conjunta com a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), que trouxe a Portugal o arcebispo de Karachi e presidente da Conferência Episcopal Paquistanesa.

O percurso de 21 quilómetros, que começou e acabou no Santuário da Lapinha, passou por 14 freguesias. Durante a tarde foi feita a consagração a Nossa Senhora da Igreja do Paquistão e dos cristãos perseguidos.

Foram momentos que emocionaram D. Joseph Coutts: “Eu estou muito emocionado. Isto para mim foi uma coisa muito bela, ajudar com a oração e também de outros modos através da Ajuda à Igreja que Sofre. Foi muito bonito juntar tanta gente que sabe o que está a acontecer aos cristãos, não só no Paquistão, mas também na Síria, no Egipto, no Iraque”.

As declarações foram feitas já no final da Ronda da Lapinha e após o encontro privado que manteve com o Arcebispo de Braga.

Para D. Jorge Ortiga o testemunho do sofrimento de tantos cristãos pelo mundo deve ajudar a reforçar a fé no Ocidente.

“Parece-me que a presença de alguém que vem desse contexto onde a fidelidade acontece é um apelo. Ele veio trazer uma mensagem, mas é uma graça, para que os nossos cristãos – assim rezo para que aconteça – também sejam capazes de ter uma fé mais personalizada, mais convicta. Estou convencido que seremos menos no futuro, mas espero que sejamos de uma qualidade que estes nossos irmãos têm e mostram”, referiu D. Jorge Ortiga.

De visita a Portugal, a convite da Fundação AIS, o arcebispo de Karachi, D. Joseph Coutts, vai dar uma conferência na Igreja do Santíssimo Sacramento, em Lisboa, terça-feira, às 18 horas.