Tempo
|

História dos santuários portugueses contada em livro

18 mai, 2015 • Ana Lisboa

A obra chama-se “Santuários de Portugal: Caminhos de Fé” e chega esta segunda-feira às livrarias.

“Santuários de Portugal: Caminhos de Fé” é o título de um livro que é posto à venda esta segunda-feira dando a conhecer os santuários portugueses, nomeadamente, a sua história, origem e localização.
 
A obra tem 20 capítulos que correspondem ao número de dioceses. "Cada diocese tem um mapa e esse mapa tem os santuários da zona, com as coordenadas GPS porque é importante para as pessoas que queiram ir aos locais”, diz à Renascença o presidente da Associação dos Reitores dos Santuários, padre Sezinando Alberto.
 
“Apesar de serem 161, existem 200 e tal locais que o povo os considera santuários. Canonicamente, não são considerados esses locais, mas o livro também tem essas referências de outros locais de culto com característica de santuário”, explica o padre Sezinando.
 
O Norte é a região onde se encontra mais de metade dos santuários e Braga é, especificamente, “a região do país com mais santuários”. Bragança, Vila Real, Lamego são outras dioceses com elevado número de santuários.
 
Estas - e muitas outras mais - informações vão estar nesta obra com cerca de 700 páginas, ilustradas com inúmeras fotografias. Publicada pela Editora Paulinas, a obra vai estar à venda em qualquer livraria do país por 60 euros.