Tempo
|

Missas em Lisboa. Esta 'app' leva-o à eucaristia mais próxima

14 mai, 2015 • Filipe d'Avillez

Por enquanto, a aplicação para "smartphones" apenas abrange a diocese de Lisboa, mas há vontade de expandir o serviço ao país inteiro.

Missas em Lisboa. Esta
Missas em Lisboa. Esta
O nome diz tudo: "Missas em Lisboa". Há uma nova aplicação para "smartphones", que tem por objectivo facilitar a vida a quem procura uma celebração em qualquer uma das 285 paróquias do Patriarcado de Lisboa.

O nome diz tudo: "Missas em Lisboa". Há uma nova aplicação para "smartphones", que tem por objectivo facilitar a vida a quem procura uma celebração em qualquer uma das 285 paróquias do Patriarcado de Lisboa.

"Hoje em dia, e cada vez mais, é assim que as pessoas comunicam e procuram informação", disse o Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, na apresentação da 'app', esta quinta-feira.

A aplicação já está disponível para os telemóveis equipados com sistema operativo Android e muito em breve estará disponível também na AppStore da Apple. O serviço permite aos utilizadores encontrarem informação sobre o horário das missas em todas as paróquias da diocese de Lisboa, através de uma pesquisa fácil.

Mas é sobretudo o serviço "Perto de Mim" que inova em relação ao site do Patriarcado. Através do GPS, a aplicação indica quais as missas mais próximas dentro de um horário estabelecido pelo utente, permitindo depois aceder a indicações para chegar à respectiva igreja.

Existem ainda mais alguns serviços, como hiperligações úteis, contactos não só das paróquias como do próprio Patriarcado, notícias e até uma sugestão de cânticos para as principais celebrações do calendário litúrgico.

"Este foi um serviço pedido pelos leigos, fomos verificando que havia muita gente que gostava de participar numa celebração, que quer saber os horários das celebrações e fá-lo através dos meios que tem. Através do telemóvel iam ao site do Patriarcado e acediam à informação. Neste momento está ainda mais fácil de aceder", explicou o padre Nuno Rosário Fernandes, do departamento de comunicação do Patriarcado de Lisboa.

O padre mostrou estatísticas que comprovam que mais de 30% das pessoas que já acediam ao site oficial da diocese faziam-no através do telefone e que os serviços mais procurados eram precisamente os horários das missas e as sugestões de cânticos.

Por enquanto, esta aplicação apenas tem os dados relativos ao Patriarcado de Lisboa, mas há esperança de que chegue a todas as dioceses. "Assim, em todo o lugar do país saberíamos como aceder a uma celebração", afirmou Fernandes. Por enquanto tudo não passa de um desejo.

Para o futuro fica também a garantia de actualizar a aplicação, disponibilizando diferentes idiomas, podendo assim servir os turistas que estejam de visita a Lisboa.