Cardeal de Aparecida preside à peregrinação de Maio em Fátima
06 abr, 2015 • Ana Lisboa
A presença do arcebispo D. Raymundo Damasceno Assis enquadra-se nas celebrações conjuntas entre os santuários de Fátima e da Aparecida.
A peregrinação de Maio a Fátima será presidida pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o arcebispo Cardeal D. Raymundo Damasceno Assis. O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo Santuário de Fátima.
Nesta celebração será entronizada uma imagem de Nossa Senhora da Conceição de Aparecida. A cerimónia vai decorrer logo após a abertura da peregrinação aniversária, na tarde de 12 de Maio.
Numa entrevista dada ao Santuário, D. Raymundo reflecte sobre esta ligação entre Fátima e Aparecida e sobre a sua vinda a Portugal para presidir à peregrinação.
“A Imagem de Nossa Senhora Aparecida fez-se muito querida do povo brasileiro nestes seus quase 300 anos de permanência entre nós, de mãos postas em oração, a partir de seu encontro bendito nas águas do rio Paraíba do Sul. Por coincidência providencial, também Fátima celebra seu jubileu centenário na mesma época”, afirma D. Raymundo Damasceno Assis.
Em final de Maio de 2014, o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e o Reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, levaram ao Brasil, uma imagem de Nossa Senhora de Fátima que foi entronizada no Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Aparecida.
Este foi o primeiro momento de várias iniciativas e celebrações conjuntas entre os dois santuários, a realizar até ao ano de 2017, centenário das Aparições de Fátima e tricentenário do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição em Aparecida.