Tempo
|

Arquidiocese de Évora une-se à iniciativa “24 horas para o Senhor”

13 mar, 2015 • Rosário Silva

“Deus rico de misericórdia” é o tema da jornada de oração e confissão organizada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e convocada pelo Papa Francisco.

Arquidiocese de Évora une-se à iniciativa “24 horas para o Senhor”
O convite foi feito pelo Papa a toda a Igreja. “Em primeiro lugar, podemos rezar na comunhão da Igreja terrena e celeste. Não subestimemos a força da oração de muitos! A iniciativa 24 horas para o Senhor, que espero se celebre em toda a Igreja – mesmo a nível diocesano – nos dias 13 e 14 de Março, pretende dar expressão a esta necessidade da oração”, escreveu Francisco na sua mensagem para a Quaresma 2015.

A Arquidiocese de Évora aceitou o desafio num “convite que é feito a todos nós”, disse à Renascença o Padre Fernando Lopes. É uma “oportunidade de estarmos unidos em oração, se calhar não 24 horas, mas nas nossas orações, lembrar que nos unidos principalmente com os que mais sofrem e são perseguidos neste preciso momento”.

Em Évora, os fiéis vão poder dirigir-se a duas paróquias da cidade: A da Senhora da Saúde (Álamos) acolhe, esta sexta-feira, o lausperene e terá adoração e confissões às 18h30; na Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos) haverá confissões a partir das 14h00, terminando com Eucaristia às 18h30.

“Em primeiro lugar, Deus é rico em misericórdia, ama e perdoa-nos sempre. Se Ele não é indiferente aos nossos problemas e está sempre presente na nossa vida, então a oração é uma forma de eu não me mostrar indiferente ao problema dos outros”, contextualiza o director do Departamento da Pastoral dos Jovens (DPJ).

Fernando Lopes reforça a ideia de que “se eu percebo o amor de Deus por mim, alimentando-me desse amor então tenho de o levar aos outros e isso materializa-se na minha acção de caridade para com os outros, no meu aproximar, no meu tocar a realidade do outro, contra a indiferença”.

O desafio lançado por Sua Santidade vai estar ainda presente numa oração de jovens, a realizar em Portel, no sábado à noite no âmbito do projecto, “Praying Challenge” que está a percorrer as diversas localidades da diocese.

“É muito clara e simples esta iniciativa. Um grupo de jovens organiza uma oração na sua paróquia que depois convida os outros grupos. Nessa oração, depois de terminar, o grupo promotor desafia outro grupo de jovens para preparar uma outra oração. Nesta oração vamos ter presente o Papa Francisco e este desafio que ele nos lançou”, conclui o responsável pelo DPJ de Évora.