Tempo
|

Alunos inspirados pela jornalista Aura Miguel conhecem Papa Francisco

25 fev, 2015 • Liliana Carona 

Fizeram rifas e angariaram fundos para que ninguém ficasse de fora. No final, 34 alunos do agrupamento de escolas Grão Vasco de Viseu viajaram até ao Vaticano.

Alunos inspirados pela jornalista Aura Miguel conhecem Papa Francisco
A ideia de ir a Roma conhecer o Papa Francisco nasceu há um ano numa visita aos estúdios da Rádio Renascença, onde os alunos conheceram a vaticanista Aura Miguel. A viagem tornou-se realidade para 34 alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Agrupamento de Escolas Grão Vasco de Viseu.

Durante a visita aos estúdios, em Lisboa, os jovens foram recebidos pela jornalista Aura Miguel. “Ela encantou os alunos ao falar da sua experiência com os três Papas, que tinha acompanhado, despertando neles o interesse em conhecer o Papa Francisco”, recorda Fátima Ferreira, professora de Educação Moral.

Os alunos lançaram o desafio aos docentes e em colaboração com a escola e encarregados e educação deitaram mãos à obra para que ninguém ficasse de fora da viagem. Fizeram rifas e angariaram os fundos necessários.

Diana Couto, de 15 anos, confessa que tudo mudou desde que esteve em Roma. “Acho que nos aproximou muito, até a pessoas com quem não falávamos. As palavras de Francisco emocionaram-me.”

Já Guilherme Martins, de 14 anos, teve a oportunidade de cumprimentar o Papa que descreve uma experiência única. “Ele é simpático e mal chegou junto a nós começou a rir-se, parecia que estava feliz por ver que os jovens estavam interessados neste ambiente cristão”, conta.

Os alunos que não tiveram hipótese de cumprimentar Francisco estavam a poucos metros, mas o momento protocolar foi interrompido por expressões de alegria quando ouviram o nome da sua escola, lembra a professora de Educação Moral, Lúcia Morgado.

Mas os jovens de Viseu não foram de mãos vazias ao Vaticano. O Papa foi presenteado com um CD da fadista portuguesa Carminho.

Esta viagem a Roma decorreu de 16 a 20 de Fevereiro.