Tempo
|

Cardeal Charles Bo

“A nossa fé veio do povo português”

14 fev, 2015 • Aura Miguel

Novo Cardeal de Myanmar falou à Renascença em Roma.

“A nossa fé veio do povo português”
“A nossa fé veio do povo português”
Entre os 20 cardeais que hoje foram criados pelo Papa, três falam português e um quarto acredita ser de descendência portuguesa. Reportagem de Aura Miguel e Teresa Abecasis, enviadas da Renascença a Roma.

O universo português neste Consistório não fica apenas pelo Cardeal Patriarca, nem pelos novos Cardeais de Cabo Verde e Moçambique.

É que também o Cardeal Charles Bo, de Myanmar, antiga Birmânia, se orgulha da sua origem portuguesa.

Descendente dos soldados portugueses contratados pelos reis birmaneses do século XVI, o novo Cardeal está grato aos que levaram a fé católica provenientes de Portugal.

“Estou muito grato ao povo português, porque sou um dos descendentes dos portugueses que vieram há 400 anos. A nossa fé veio do povo português, de quem descendemos. Estamos muito felizes por isso. Ainda hoje há, pelo menos, nove ou dez aldeias portuguesas no meio de Myanmar, onde a prática da fé e da religião é muito forte, por causa do exemplo de fé do povo português”, disse.
 
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, enviou uma carta de parabéns ao novo Cardeal de Myanmar, que também aqui no Vaticano já recebeu cumprimentos da delegação oficial portuguesa, chefiada pelo vice-primeiro-ministro Paulo Portas.