Tempo
|

Conferência Episcopal manifesta confiança no bispo do Porto

09 dez, 2014 • Paula Costa Dias

Bispos portugueses solidários com a decisão de D. António Francisco dos Santos de substituir o padre de Canelas.

Conferência Episcopal manifesta confiança no bispo do Porto
Foto: Diocese do Porto

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou, esta terça-feira, a sua confiança no bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos. Em causa está a situação na paróquia de Canelas.

No final da reunião do conselho permanente, em Fátima, o porta-voz da CEP, o padre Manuel Barbosa, admitiu que os bispos portugueses estão “preocupados, naturalmente”, com a contestação ao novo pároco de Canelas.

Ao mesmo tempo, manifestam “confiança, apoio e solidariedade” para com D. António Francisco dos Santos e para com as decisões que tomou.

“Se as tomou foi para bem e crescimento da comunidade, independentemente de tudo o que acontece à volta”, defendeu o porta-voz da CEP, que salientou que a substituição do pároco foi um processo normal.

“O senhor bispo tomou essa decisão, houve depois um conjunto de situações, mas se as tomou foi para bem do próprio pároco que estava, para bem da comunidade e para bem de todo o povo, para o crescimento da própria comunidade”, disse o padre Manuel Barbosa.

Acrescentou que a mudança foi no sentido de “que haja paz, serenidade e para que haja um ambiente propício à construção da própria Igreja naquele local”.

Ao bispo do Porto cabe a tarefa de acalmar os ânimos da população, acrescentou o porta-voz da CEP. No entanto, o padre Manuel Barbosa não esclareceu que medidas vai D. António Francisco dos Santos tomar.

No final desta reunião, que avaliou alguns pontos da última assembleia plenária, foi anunciado que vai ser preparado um estudo sobre a situação dos centros sociais paroquiais e a nova legislação. A questão vai ser analisada na próxima reunião magna dos bispos. Nas próximas jornadas pastorais será feita uma reflexão mais aprofundada sobre o Ano da Vida Consagrada.