"Dez milhões de estrelas" pela paz
18 nov, 2014 • Ana Lisboa
Iniciativa da Cáritas arranca esta terça-feira. Da verba recolhida, 35% vão para um projecto internacional de apoio a crianças no Médio Oriente e os restantes 65% seguem para as Cáritas diocesanas.
A Cáritas Portuguesa vai apostar, de novo, na campanha “10 milhões de estrelas - um gesto pela paz”, que realiza desde 2003.
A proposta é da compra de uma vela por um euro, que deverá ser acesa, em nome da paz, no dia 24 de Dezembro.
O presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio da Fonseca, sublinha, em declarações à Renascença, que a compra da vela constitui um gesto simples, solidário, mas com grande significado, tendo implícitas “a atitude de viver o Natal de uma forma mais solidária e a atitude de que nas pequeninas coisas muitas vezes é que estão as grandes virtualidades”.
O dinheiro angariado na campanha deste ano com a venda das velas vai reverter para duas causas: 35% vão para um projecto internacional de apoio a crianças no Médio Oriente e os restantes 65% vão para as Cáritas diocesanas que recebem milhares de pedidos de ajuda, sobretudo para pagar as dívidas à habitação.
“Aquilo que, em termos de investimento, nos é requerido, e que suplanta as nossas possibilidades, são os problemas de endividamento ao banco onde foi adquirida uma casa com empréstimo e se perdeu a possibilidade de pagar as mensalidades, explica Eugénio da Fonseca.
A campanha será ainda concretizada através de muitas outras iniciativas públicas de natureza religiosa, cultural e cívica.
Actualmente, as 20 Cáritas Diocesanas apoiam 157 mil famílias.