A Sé de Leiria, incluindo o claustro, adro envolvente, a torre sineira e a casa do sineiro, foi classificada como monumento nacional, anunciou esta quinta-feira o Conselho de Ministros.
O presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, considerou a classificação um "motivo de orgulho" para a cidade e para o concelho.
"É uma classificação que irá, desejamos, contribuir para a sua protecção. A Sé de Leiria, que foi construída no século XVI e sofreu profundas alterações devido a um terramoto no século XVIII e às invasões francesas no século XIX, é identificada como um dos grandes edifícios do Renascimento tardio do nosso país", recordou Raul Castro à agência Lusa.
Para o presidente do município, com esta classificação, "Leiria passa a contar com mais um espaço cujo estatuto nacional contribuirá certamente também para uma maior atracção turística de um centro histórico que a autarquia deseja cada vez mais consolidado".
A torre sineira e a antiga casa do sineiro estão em obras de requalificação, num investimento de cerca de 305 mil euros.
A intervenção, da responsabilidade do cabido da Catedral de Leiria e da Direcção Regional de Cultura do Centro, deverá estar concluída até ao final do ano, e insere-se no projecto de recuperação das catedrais portuguesas, no âmbito da "
Rota das Catedrais".
A Sé de Leiria é considerada uma das mais importantes igrejas-salão do século XVI em Portugal. Em comunicado, a Secretaria de Estado da Cultura refere que a capela-mor alberga um dos maiores conjuntos de talha, escultura e pintura de retábulos de estilo maneirista.