As grandes potências devem intervir para garantir uma protecção real e eficaz para os cristãos no Iraque, uma vez que os discursos, as indignações e as marchas de protesto “não servem para nada”.
O apelo foi feito esta terça-feira pelo Patriarca Louis Sako, da Igreja Caldeia, numa carta endereçada ao Papa e às conferências episcopais católicas de todo o mundo.
Sako fala da tragédia que se abateu sobre os cristãos iraquianos na sua terra ancestral, a planície de Nínive, que está em grande parte
sob o domínio dos fundamentalistas do Estado Islâmico.
“Os nossos cristãos precisam de ajuda humanitária urgente, bem como de uma protecção real, eficaz e de natureza permanente”, escreve Sako, apelando especificamente à comunidade internacional e às grandes potências.
“Os cristãos de Mossul, horrorizados, abandonaram a cidade sem nada mais que a roupa que levavam com eles. As suas igrejas foram profanadas; no dia 2 de Agosto houve uma migração em massa”, escreve o Patriarca, que refere ainda o massacre de cerca de 70 pessoas às mãos do Estado Islâmico.
O Patriarca não especifica a forma que deve tomar a ajuda ou uma eventual intervenção. Ao longo dos últimos dias muitos activistas têm exigido
a criação de um território específico para os assírios, como são conhecidos os cristãos desta região, mas Sako já se demarcou dessa posição,
inclusive em entrevista à Renascença, antes de ser eleito Patriarca.
"Ameaça para os próprios muçulmanos"
Na carta divulgada esta terça-feira, Louis Sako lamenta também a resposta do mundo islâmico aos ataques aos cristãos: “Estamos igualmente chocados e indignados pela ausência de uma tomada de posição vigorosa por parte dos muçulmanos e seus líderes religiosos, sendo que estas facções representam também uma ameaça para os próprios muçulmanos”.
Quarta-feira vai ser também um
dia de oração pelos cristãos no Iraque. A ideia foi proposta pelo Patriarca Sako e está a ser dinamizada pela fundação Ajuda à Igreja que Sofre.
Louis Sako é o Patriarca da Igreja Caldeia, a mais representativa entre os cristãos do Iraque. A Igreja Caldeia é uma igreja católica de rito oriental, estando em comunhão com Roma.