Tempo
|

Vaticano confirma viagem do Papa ao Sri Lanka e às Filipinas

29 jul, 2014

Depois da Coreia do Sul, já no próximo mês de Agosto, Francisco viajará a mais dois países asiáticos no início de 2015.

Vaticano confirma viagem do Papa ao Sri Lanka e às Filipinas
O Vaticano confirmou esta terça-feira as datas da viagem do Papa Francisco às Filipinas e ao Sri Lanka, que terão lugar em Janeiro. Em Agosto, Francisco estará na Coreia do Sul.

As viagens já eram praticamente certas, mas a nota da sala de imprensa da Santa Sé torna-as oficiais e dá as datas certas.

Francisco estará no Sri Lanka de 12 a 15 de Janeiro de 2015, viajando depois para as Filipinas de 15 a 19 do mesmo mês.

Se tudo correr como previsto esta será a segunda visita à Ásia numa questão de meses, uma vez que Francisco estará na Coreia do Sul em Agosto, para participar na Jornada Asiática da Juventude.

Duas realidades
Em relação ao Sri Lanka e às Filipinas, Francisco encontrará duas realidades muito diferentes. O Sri Lanka é de maioria budista, com uma pequena minoria de pouco mais de 7% de cristãos. Muitos dos católicos do Sri Lanka fazem parte de uma comunidade com centenas de anos e são de ascendência portuguesa.

Já as Filipinas são um país de maioria esmagadoramente cristã, havendo apenas algumas ilhas do arquipélago de maioria muçulmana, mais a sul.

Foi nas Filipinas, em 1995, que se realizou a missa campal com maior número de participantes.

Estima-se que mais de cinco milhões de pessoas tenham estado na celebração presidida pelo Papa João Paulo II, no culminar da Jornada Mundial da Juventude daquele ano.

Em ambos os casos, Francisco viaja a convite dos governos e das conferências episcopais locais.