Emissão Renascença | Ouvir Online

"Já agora, vale a pena pensar nisto". Livro reúne reflexões da RFM

06 mai, 2014 • Ângela Roque

A frase é bem conhecida dos ouvintes da RFM, que têm agora disponíveis em livro reflexões que todos os dias se partilham na rádio.

“Já agora, vale a pena pensar nisto”. Não há ouvinte regular da RFM que não tenha ouvido uma reflexão pontuada por esta frase. A partir desta quinta-feira, as reflexões da estação estão em livro, “Vale a Pena Pensar Nisto – Apontamentos sobre o Quotidiano e a Eternidade”.

João Delicado, um dos quatro autores, explica que o livro “é uma espécie de best of de textos”, escolhidos por cada um dos colaboradores: “cada um escreve para um dia específico, mas entendemos que, sendo uma mensagem sobre a vida, há-de ter valor para outra altura do ano”. 

O projecto, que é mantido também por Isabel Figueiredo, Conceição Sousa e Paulo Vale, era já antigo, porque “o livro dá outro suporte e outra eternidade, outra duração às  palavras”, e a mensagem que passa na rádio pode chegar ainda a mais pessoas.

E como é escrever sobre fé para rádio? João Delicado reconhece que “não é fácil”. Colaborador no projecto desde há quatro anos, diz que tem sido “uma experiência de desafio” levar as pessoas a reflectir sobre o quotidiano e a presença de Deus na normalidade do dia-a-dia.

“Isto exige uma escrita muito específica, para rádio, não pode ser um pensamento banal, tem de ter profundidade e dito num curto espaço de tempo. Tudo isso são componentes difíceis de reunir em sete linhas”, confessa.

"Parar e reflectir"
“Estes conteúdos são parte integrante e marca distintiva da RFM”, diz o director de programas da RFM, António Mendes. “Têm um enorme alcance, têm marcado a RFM e levado os ouvintes da RFM a parar e reflectir. São momentos que distinguem a RFM das outras rádios e contribuem de forma assinalável para a sua razão de existir.”

João Delicado acredita que, no actual contexto, estas reflexões fazem cada vez mais sentido: “O mundo está cheio de histórias para adormecer e nós precisamos de histórias para acordar. Estes textos têm essa intenção”.

Espera que os textos “ajudem a abrir portas e janelas, e fazer as pessoas entender a realidade para além do que é óbvio, ver para além do olhar”.

“Vale a Pena Pensar Nisto – Apontamentos sobre o Quotidiano e a Eternidade” tem lançamento marcado para esta quinta-feira na  livraria Leya na Buchholz, em Lisboa, pelas 18h30.