Tempo
|

Um carpinteiro, um rabino e um líder islâmico no trilho do Papa

05 mai, 2014 • Aura Miguel

A menos de três semanas da visita do Papa à Terra Santa, para uma viagem que promete ser histórica, os preparativos no terreno decorrem em ritmo acelerado.

Um carpinteiro, um rabino e um líder islâmico no trilho do Papa

Da Jordânia, onde Francisco vai aterrar no dia 24 de Maio, chegam ecos do entusiasmo que domina a antecipação do encontro que o Papa vai ter com os refugiados da Síria e do Iraque, tal como da missa que vai celebrar em Amã.

Um dos responsáveis por preparar o terreno, o carpinteiro Abu Mohamad, já atingiu a fama com o trabalho que tem tido, nos últimos três meses, a montar e talhar as cadeiras e o altar para o Papa Francisco. O carpinteiro jordano diz-se honrado por dar as boas-vindas a tão ilustre visitante através do seu trabalho.

Todas as comunidades cristãs e Igrejas de Jerusalém decidiram entretanto fazer uma novena de oração com início no dia 14 de Maio. De olhos postos no histórico encontro entre o Papa e o Patriarca Bartolomeu de Constantinopla, a novena prevê intensos momentos de oração em igrejas ortodoxas, católicas, luteranas e anglicanas.

As novidades nesta visita do Papa à Terra Santa não são só ecuménicas, são também inter-religiosas, já que o Papa Francisco vai percorrer todas as etapas desta peregrinação de três dias acompanhado por dois amigos muito especiais: o rabino de Buenos Aires, Abraham Skorka e o líder muçulmano Omar Abboud, presidente do Instituto para o Diálogo Inter-religioso.

Depois das históricas visitas à Terra Santa de Paulo VI (em 1964), João Paulo II (no ano 2000) e Bento XVI (em 2009), é a primeira vez que Francisco inclui no seu séquito oficial um líder judeu e outro muçulmano, ambos argentinos e amigos de longa data.

O programa oficial da primeira visita de Francisco à Terra Santa, que decorre entre 24 e 26 de Maio, inclui passagens por Amã, Belém, Telavive e Jerusalém, além de um encontro com refugiados da Síria e jovens deficientes junto ao rio Jordão, o local de baptismo de Jesus.