Tempo
|

Plataforma torna mais fácil dar e receber

30 abr, 2014

Através do Dar e Receber, é possível oferecer e pedir ajuda, bens ou tempo de voluntariado.

Plataforma torna mais fácil dar e receber
É inaugurada esta quarta-feira a plataforma Dar e Receber, um projecto de solidariedade lançado numa parceria da Entreajuda com a Cáritas Portuguesa.

A plataforma tem por objectivo central aproximar quem tem de quem precisa.

A presidente da Entreajuda, Isabel Jonet, define prioridades e diz que a plataforma tem um triplo objectivo: “Por um lado, pretende facilitar o encaminhamento de situações de necessidade para instituições de solidariedade social que prestam apoio. Por outro lado, tem uma bolsa de voluntariado onde as pessoas se podem inscrever para dar o seu tempo de voluntário e as instituições podem ir à procura de voluntários que possam ajudá-las nas suas actividades. Em terceiro lugar, tem um banco de bens, onde quem tem bens, como uma cadeira de bebés ou uma cadeira de rodas, pode doar a instituições precisem deles ou que as reencaminhem para famílias que precisam.”

O projecto é de âmbito nacional e pretende, segundo Isabel Jonet, "dar visibilidade a projectos que já existem e que, muitas vezes, não são reconhecidos, porque não têm, até, estrutura ou constituição jurídica, não são IPSS, e pomos em conjunto com organizações que possam ajudar.”

Através da plataforma, é possível oferecer e solicitar ajuda, bem como doar tempo ou pedir. Contudo, Isabel Jonet ressalva que nos casos de pedidos de ajuda esta apenas será prestada por Instituições Particulares de Solidariedade Social. “Temos de ter a certeza que a ajuda faz parte de um projecto mais integrado, que vá conduzir à autonomização daquela família e que não se criam aqui dependências", argumenta.

Com poucas horas online, a plataforma conta já com quase quatro mil instituições registadas e perto de 400 bens doados, bem como mais de 27 mil voluntários inscritos e mais de duas mil oportunidades de voluntariado para quem procura.